domingo, 14 de junho de 2009

Cidades dos cachorros

DSC00716Diamantina tem muitos atrativos, sem dúvidas é uma cidade cheia de cultura e história. Porém, um fato que chama a atenção diarimanente é o excessivo número de cachorros soltos na cidade. Quando saio de casa sempre me faço a seguinte pergunta: quantos cachorros encontrarei eu meu caminho? Faça você mesmo esse teste, saia de casa e tente não encontrar um cachorro perdido pelas ruas. Dependendo do seu percurso, certamente você encintrará uns oito ou nove. Onde estão os responsáveis por esses animais? O que o poder público pode fazer perante esse problema de saúde e segurança pública?

Não tenho nada contra os animais, até acho alguns bonitinhos e simpáticos. Contudo, segundo veterinários, esses animais soltos nas ruas podem transmitir doenças como micoses, verminoses e raiva. As fezes podem liberar vermes ou o protozoário giárdia, que causa a giardíase. Isto pode causar dores abdominais, diarréias e vômitos. Além disso, há a questão da possibilidade de ataques, principalmente para crianças e idosos.

O engraçado da história é que os cães participam ativamente da vida social da cidade, estão em todos os lugares, eventos culturais, procissões, apresentações culturais, vesperatas e até particiapam da confecção dos “tapetes de rua” de Corpus Christi (foto).

6 comentários:

  1. Este fato além de comum é um grande incômodo também para passearmos com os nossos cães na coleira.
    Esta cena mostra a integração entre donos irresponsáveis (que soltam seus cães pra umas voltinhas) e o descaso do poder público.

    ResponderExcluir
  2. Fico sempre de coração partido, Fernando...
    Só que a foto tá tão linda! Amei.

    ResponderExcluir
  3. Rodirguim e Sâmia,
    Essa foto foi feita pelo Gladistone, meu irmão, e ficou realmente muito bonita. Acho que o problema é que falta um pouco de responsabilidade dos donos, como disse o Rodriguim, além do descaso do poder público. Toda cidade tem cachorros; o problema em Diamantina é o excesso.
    Obrigado pelos comentários

    ResponderExcluir
  4. Os cachorros realmente participam afetivamente da vida na cidade Fernando, além da cena da foto a situação mais engraçadas que eu já presenciei foi de um cachorro entrando na Igraja da Matriz durante o sermão e deitando no meio do corredor principal.

    ResponderExcluir
  5. Eu me esqueci de assinar o comentário anterior.

    Grander abraço Fernando

    Thalita

    ResponderExcluir