sexta-feira, 19 de junho de 2009

Uma jóia no jogo da bola

A rua tem um nome diferente, cheio de sentidos e significados: Rua Jogo da Bola.  Impossível passar por lá e não admirar as linhas arquitetônicas da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, projetada no início da década de 1950. A escola é  uma das quatro obras do arquiteto preferido de Juscelino Kubitschek em sua cidade natal. A ela se juntam o Hotel Tijuco, a faculdade de odontologia (atual Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri) e a Praça dos Esportes, todos em áreas próximas ao centro histórico - os dois primeiros em razoável estado de conservação, a última no abandono quase total, refém de uma promessa de recuperação.

As obras em Diamantina ocupam um lugar específico, tanto na trajetória do arquiteto como na do político: estão no intervalo entre a inovação da Pampulha, quando Juscelino foi prefeito de Belo Horizonte, e a consagração de Brasília, com o mineiro presidente da República. Outra preciosidade da escola  é a tela  de Di Cavalcanti   colocada na parede ao final da rampa que conduz ao primeiro andar do prédio. O autor da tela, mentor da idéia da Semana de Arte Moderna de 1922, doou a obra  a  JK para ser colocado na escola batizada com o nome da mãe do político, professora da rede pública.

Fonte: ArcoWeb

4 comentários:

  1. Fernando, morei ao lado dessa escola, Assisti sua construção. Foi interessante que, no dia da retirada das escoras da marquise (a 1ª em Diamantina)um grande números de curiosos foi ver se ia dar certo, pois corria na cidade que ela iria cair. Foi uma reação espetacular, ela não caiu até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Assis, Muito interessante essa história. Até consigo imaginar a cena.
    Grato
    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Realmente fico pensando quando será que algum prefeito ou próprio IPHAN reconhecerá a importância deste aquiteto centenário e sua obra em ruínas na nossa cidade...
    Aqui que tanto se vive as custas de JK, será preciso ressucitá-lo para que tome alguma providência?

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,
    O maior absurdo de Diamantina é o estado em que se encontra o prédio projetado pelo grande arquiteto caindo aos pedaços na Praça de Esportes.
    Grande abraço
    Fernando

    ResponderExcluir