quinta-feira, 11 de junho de 2009

Um tempo para outros olhares

Texto: Gladistone Gripp

Muitas vezes os "olhares" sobre Diamantina se resumem a um tipo de experiência denominada na linguagem turística de "monumentalista", relacionados aos ícones da cidade: JK, Chica da Silva, Vesperata, Carnaval, etc. Não se trata de desvalorizar tudo isso, muito pelo contrário, trata-se de ampliar e enriquecer nossa percepção para muito além.

Capivarí, Pico do Itambé, Curralinho, Acaba Mundo, Bonsucesso, Barão de Guaicuí, São João da Chapada, Serras do Urubú, da Tocaia, da Bicha, Vau, Rio Jequitinhonha, São Gonçalo do Rio das Pedras, Caminho dos Escravos, Biribiri, Parque Estadual de São Gonçalo do Rio Preto, e tantos outros, são típicos lugares que merecem ser visitados e conhecidos. E também poderímos incluir lugares nos arredores da cidade!

Falar de belos lugares em Diamantina e região é quase um lugar comum. São inúmeros e diversos. E suas diferenças são quase sempre relacionadas ao olhar específico e afetivo que temos e às representações que deles fazemos a partir de nossa percepção estética, agregadas à experiência que vivenciamos nesses espaços/lugares de nosso afeto.

A iconografia e as informações sobre Diamantina e região são bastante difundidos e conhecidos, não somente em Minas Gerais e no Brasil, mas em todo o mundo, Muitos lugares não conhecemos, de outros apenas ouvimos falar. Quase sempre dizemos, quando somos perguntados se conhecemos ou fomos a tal local: Ah! não tive (tenho) tempo!

Diante da tão alegada "falta de tempo", característica marcante de nossa época; que na verdade é apenas um discurso vazio, pois o tempo, como afirma Antônio Cândido, "...é o tecido de nossas vidas". E, antes de tudo, uma questão de prioridade, pois é ele quem nos dá a dimensão exata de como gastamos "a moeda" de nossas existências.

Portanto, pretendemos fazer aqui um passeio pelos arredores e entorno da cidade, com o objetivo de aguçar o olhar e sentidos sobre essa terra, que recebeu da natureza tantos presentes, que nos é difícil começar, e mais ainda, eleger um deles para começar.

Um comentário:

  1. Fernando, gostei do texto. Quem é o Gladistone? mora em Diamantina?
    Como conheceu aqueles lugares? Vc se lembra que já falamos sobre alguns deles?
    Se eu morasse em Diamantina voltaria a todos eles, pois, hoje,veja as belezas da natureza com outros olhos.
    Abraços,

    ResponderExcluir