terça-feira, 9 de junho de 2009

Conglomerado Diamantífero Sopa

Título: Conglomerado Diamantífero Sopa, Região de Diamantina, MG. Marco histórico da mineração do diamante no Brasil

Autores: Mario Luiz de Sá Carneiro Chaves e Ítalo Meneghetti Filho

Resumo
Conglomerados diamantíferos, pré-cambrianos, afloram em numerosas localidades nas imediações de Diamantina (Minas Gerais), Serra do Espinhaço Meridional. Estas rochas, pertencentes à Formação Sopa Brumadinho, do Supergrupo Espinhaço, constituem um importante sítio geológico, além de um marco na história da mineração: na década de 1850, pela primeira vez em todo mundo eram descobertos diamantes dentro de uma rocha. O assim designado Sítio Sopa tem suas particularidades, uma vez que ele se encontra “espalhado” por uma extensa zona, onde quatro principais áreas se apresentam: Sopa-Guinda, São João da Chapada, Datas e Extração. A denominação “Sopa”, cuja toponímia tem permitido diversas interpretações, ganhou status de unidade geológica e como tal destaca-se no contexto geológico brasileiro. Assim sendo, localizado em região de intensa atividade mineradora nos séculos XVIII e XIX, este sítio, é marcado por paisagem antrópica profunda, ainda hoje cenário de extrativismo garimpeiro realizado por populações locais que apenas encontram nesse trabalho um parco meio de subsistência. Procurar soluções mitigadoras e regeneradoras para a degradação ambiental e alternativas socio-econômicas para suas comunidades, torna-se prioridade a curto e médio prazos. A elaboração e implementação de um Plano de Manejo Ambiental Sustentável, contemplará as necessidades físicas, bióticas e antrópicas do sítio e de suas áreas de entorno, preservando-o verdadeiramente como sítio histórico e geológico.

2 comentários:

  1. Caro Fernando Gripp,

    sou bem suspeito para comentar qualquer coisa sobre o texto do "Sítio Sopa" de minha autoria e do meu parceirão Prof. Dr. Mario Luís de Sá Carneiro Chaves, da UFMG. Mas quero agradecer por sua postagem e reconhecimento ao nosso modesto esforço por tentar preservar um pouquinho que seja da história do patrimônio brasileiro ( e mundial) que é Minas Gerais em seus diversos ambientes e elementos constitutivos.

    Parabéns pela qualidade do seu seu "blog". Foi muito bom entrar aqui e "sentir o ar" de Diamantina, bela cidade do sertão rosiano! Sempre vou por aí.

    Abração do,

    Prof. Dr. Ítalo Meneghetti Filho

    ResponderExcluir
  2. Prezado Professor Ítalo,

    Obrigado pela visita ao blog. Também gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho, pois aprendi muito lendo-o.

    Volte sempre

    Grande abraço

    Fernando

    ResponderExcluir