quinta-feira, 5 de maio de 2011

Balões de Santos Dumont em Diamantina

Na próxima semana, de 9 a 13 de maio,   a UFVJM  realizará em Diamantina a   XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA e  a III MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO.  Uma das atrações culturais do evento será o projeto "Balão Brasil Aeroespacial"

Durante o evento serão feitas projeções de imagens numa réplica do Balão Brasil, palestra sobre "A evolução das Aeronaves" e exposição de banners cronológicos sobre a Obra de Alberto Santos-Dumont. Esta proposta é integrante do Projeto Balões de Santos-Dumont, que busca conscientizar estudantes  sobre a importância do trabalho de Santos-Dumont no contexto científico nacional e internacional e o seu papel no incentivo de inovação e criatividade tecnológica.

Projeto Balões de Santo Dumont

O Projeto Balões de Santos-Dumont surgiu na busca de acrescentar e realizar ações de preservação da cultura e memória nacional demonstrando a obra de Santos=Dumont (cidadão mineiro franco-brasileiro) e a memória do seu vulto, como ilustre personalidade do nosso patrimônio histórico e cultural. Apresentando e ampliando o conhecimento sobre o contexto de seus trabalhos e os seus passos decisivos para a conquista do vôo em balões, dirigíveis e aviões, realizados com o intuito de servirem ao progresso da humanidade, a união de povos e das nações.

Este projeto iniciou em 1998, ano do centenário da criação da 1ª obra original de Santos=Dumont, através da construção de uma réplica do Balão Brasil (inflável).

Foi idealizado o resgate desta obra como “suporte expográfico”, executado em projeções multimídias e diversas técnicas audiovisuais: retroprojetores, slides, data show e teatro de sombras com sonorização, se estruturando assim, a apresentação: “O Sonho de Santos=Dumont”, em 2001 (ano do centenário do Balão Dirigível Santos=Dumont Nº6, com o qual ganhou o prêmio da dirigibilidade aérea).

Nos anos seguintes, foram executadas atividades em vários congressos científicos, encontros culturais e eventos em diversas áreas, em várias cidades do Brasil, para milhares de expectadores em apresentações, cujo diferencial cultural representativo era o uso da réplica do Balão Brasil como telão inflável.

No ano de 2005 a partir de contatos com a COMISSÃO INTERMINISTERIAL DO CENTENÁRIO DO VÔO DO 14-BIS - Com14-BIS (composta por 16 ministérios), surgiu uma proposta de ampliar este Projeto. A intenção era resgatar os principais Balões de Santos=Dumont como obras representativas do seu trabalho, mostrando os passos dados por ele no desenvolvimento aeronáutico, as importantes conquistas realizadas e prêmios recebidos e, logicamente, o mérito da invenção do 14-bis.

Este Projeto foi Aprovado como de Interesse Institucional pela Com14-bis, integrando as Atividades Oficiais das Comemorações dos 100 Anos do 14-BIS.

Participou em 2006 de diversos eventos através da mostra de réplicas do Balão Brasil e do Dirigível Nº14, com o objetivo de demonstrar as pessoas os aspectos patrimoniais (material e imaterial) na obra de Alberto Santos=Dumont, do seu conhecimento, do modo de fazer e o seu comprometimento social na busca de soluções para o vôo humano e o domínio da aeronavegabilidade.

O Projeto teve a inserção em 3 eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (do MCT). Nas Comemorações Oficiais do Centenário do Vôo do 14-bis, as réplicas dos balões participaram ao lado de uma réplica do avião 14-bis (em vôo), no dia 22/10/06, na Esplanada dos Ministérios - em Brasília, constando do Relatório Final da Com14-Bis e, diversas reportagens em televisão, jornais, revistas e internet.

A metodologia desenvolvida nas apresentações utiliza as réplicas dos Balões de Santos=Dumont (fixados em suportes, tetos ou guindastes), em exposições interativas gratuitas para comunidades, demonstrando a inserção urbana de sua obra com filmes, documentários e animações sobre Alberto Santos=Dumont.

Foram realizadas exposições culturais e educativas em Universidades, Congressos, Festivais e eventos esportivos, com público diversificado de milhares de pessoas. Foram executadas palestras sobre os aspectos tecnológicos, criatividade e inovação, assim como fatos culturais e patrimoniais de sua obra, para estudantes, professores, Colegiados Universitários, engenheiros, militares, etc. Paralelamente, uma exposição de banners denominada “Os Balões de Santos=Dumont e Outras Invenções”, mostra em fotos e desenhos de seus projetos, a genialidade de Santos-Dumont e o seu patrimônio histórico/cultural nos legado.

Assim, o "Projeto Balões de Santos-Dumont" apresenta-se como um atrativo cultural e de educação patrimonial em todos os eventos que participa, provocando o envolvimento, a conscientização e o lazer das pessoas. Ampliando o conhecimento sobre a vida e as obras de Santos=Dumont e, suas invenções como subsídio ao desenvolvimento tecnológico aeroespacial.

Atualmente, este Projeto busca conscientizar um maior número de pessoas para o tombamento e registro das obras de Alberto Santos-Dumont como Obras Primas do Patrimônio da Humanidade na UNESCO.

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário