sexta-feira, 27 de maio de 2011

Associação Cavaleiros da Cultura e editora Paulus farão capacitação de 300 professores no interior de MG

Fonte: Jornal Extra

Com o objetivo de apresentar o projeto de capacitação dos 300 professores da rede pública de ensino, a Associação Cavaleiros da Cultura e a Editora Paulus se reuniram nos dias 20 e 21 de maio com representantes das 25 localidades que serão percorridas durante a primeira etapa da Expedição Literária Estrada Real.

O objetivo do projeto é mostrar e desenvolver a importância da leitura na sala de aula. Serão três dias de capacitação, sendo 100 profissionais por dia, durante 8 horas. As aulas serão ministradas pela professora Glaucia Lombardi nos dias 30/05 em Santa Bárbara, 31/05 em Conceição do Mato Dentro e 02/06 em Diamantina, cidades pólo da Expedição.

Na reunião, foram apresentados os cronogramas do curso que incluirá temas: A importância da Leitura e o papel do Educador e Função da Literatura. Estavam presentes 54 pessoas na reunião em Catas Altas, onde foi montado um comitê gestor para cada cidade.

Os grupos serão responsáveis pela seleção dos professores para o treinamento, gerenciando também o evento show que sera realizado em cada uma das três cidades. Após a capacitação, os professores vão desenvolver junto a seus alunos dos 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental, trabalhos sobre a importância da Estrada Real. Nas cidades de Ouro Preto, Sabará e Mariana, o tema será os 300 anos de elevação das cidades à Vila, que na época do Brasil colônia e do Ciclo do Ouro, se chamavam Vila Rica, Sabarabuçu e Carmo de Mariana, respectivamente.

Os trabalhos serão apresentados aos Cavaleiros da Cultura – instituição sem fins lucrativos – durante a Expedição Literária Estrada Real que terá sua primeira etapa realizada de 24 de junho a 05 de julho em 25 localidades do interior de Minas Gerais, com o intuito de promover o hábito da leitura no interior do país.

Durante o percurso, serão distribuídos cerca de 120 mil livros para jovens e crianças do ensino fundamental da rede pública.

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