sexta-feira, 6 de maio de 2011

Revista de História da Biblioteca Nacional lança Festival de História em Diamantina

A Revista de História da Biblioteca Nacional – RHBN apresenta em Diamantina, no próximo dia 14 de maio, o projeto do festival dos ofícios e das artes de contar História, o fHist. O lançamento acontecerá às dez horas na Prefeitura Municipal, quando o editor da Revista e curador do Festival, Luciano Figueiredo, e os coordenadores, jornalistas Américo Antunes e Otto Sarkis, apresentação as linhas da programação do evento que movimentará a histórica cidade mineira entre os dias sete e 12 de outubro de 2011.

O encontro, convocado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, reunirá representantes de instituições públicas, dos meios acadêmicos e culturais, e do trade turístico. Além do prefeito Geraldo da Silva, da secretária Márcia Bethânia Horta e dos organizadores do fHist, deverão participar do encontro o diretor da Secretaria de Ensino Básico do Ministério da Cultura, Sérgio Gotti, e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, instituição parceira na realização do Festival.

Iniciativa inédita no Brasil, o Festival de História reunirá na bela e preservada paisagem cultural e natural da cidade, patrimônio mundial reconhecido pela UNESCO desde 1999, expoentes da literatura, do cinema e das artes com foco em temas históricos. Durante seis dias, de sete a 12 de outubro de 2011, mesas-redondas e palestras com autores e jornalistas consagrados serão realizadas na Tenda dos Historiadores na Praça Doutor Prado, enquanto que o recém-inaugurado Teatro Santa Izabel abrigará as sessões de cinema, comentadas por diretores e atores convidados.

O Mercado Velho, na Praça Barão Guaicuí, será palco de outras atrações do Festival de História. No antigo mercado dos tropeiros, acontecerá o Proseando no Mercado, em que autores e historiadores convidados conversarão com o público sobre seus livros. No ambiente interno do mercado, será também instalada a Livraria do fHist, com lançamentos de livros e sessões de autógrafos. Já no palco da praça do mercado ocorrerão as apresentações musicais e teatrais do Festival.

Apresentação do Festival de História

Dia: 14 de maio

Hora: 10 horas

Local: Prefeitura de Diamantina

Endereço: Rua da Glória, nº 394.

Um comentário:

  1. Noticia super bacana gente. Diamantina tem tudo para atrair eventos tão ricos quanto este.

    ResponderExcluir