segunda-feira, 23 de maio de 2011

Laura de Mello e Souza estará no fHist

imageA historiadora Laura de Mello e Souza, cujo mais recente trabalho aborda, por caminhos inovadores, o perfil biográfico do advogado, poeta e inconfidente Cláudio Manuel da Costa, é uma das presenças já confirmadas no Festival de História – fHist, que ocorrerá em Diamantina entre os dias sete e doze de outubro. Laura de Mello e Souza participará de uma das 13 mesas do fHist, que ocorrerão na Tenda dos Historiadores, e autografará os seus livros nas sessões do Proseando no Mercado que acontecerão no Mercado Velho da cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1999.

Graduada em História pela Universidade de São Paulo – USP, mestra e doutora pela mesma universidade, Laura de Mello e Souza é professora titular de História Moderna na USP e vem realizando, há três décadas, estudos pioneiros na área da História, com ênfase na História Moderna da Europa e do Brasil colonial. Resultado destas investigações, a professora publicou diversos trabalhos, entre os quais destacam-se Desclassificados do ouro (1982); Norma e Conflito: aspectos da História de Minas no século XVIII (1999); O Diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade no Brasil colonial (2000); Inferno Atlântico: demonologia e colonização, séculos XVI-XVIII (2001); e Cláudio Manoel da Costa (2011).

Laura de Mello e Souza é organizadora de História da Vida Privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa (1999). Com o livro O Sol e a Sombra: Política e Administração na América Portuguesa do século XVIII (2006), a historiadora, que integra o Conselho Editorial da Revista de História da Biblioteca Nacional – RHBN, foi premiada na categoria História e Ciências Sociais pela Academia Brasileira de Letras, tendo sido laureada com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário