segunda-feira, 23 de maio de 2011

Histórico da Festa do Divino

Autora: Professora Conceição Duarte Tibães

A Festa do Divino comemora o culto secular cristão do Espírito Santo quando, na forma de línguas de fogo, desceu sobre os Apóstolos de Jesus reunidos no Cenáculo de Jerusalém. Na Liturgia da Igreja Católica é comemorado cinqüenta dias após a Páscoa, com o Festa de Pentecostes.

O Culto ao Divino Espírito Santo remonta à época colonial, trazido, trazido pelos portugueses no início da colonização e atribui-se sua restauração em Portugal à Rainha Isabel, a “Rainha Santa”, esposa do Rei D. Diniz, no início do século XIV.

Em Diamantina, a “Festa do Divino Espírito Santo é em tradição religiosa e cultural, que teve início há mais de dois séculos atrás. Os cultos litúrgicos são realizados na Capela Imperial do Amparo, que passou a ser conhecida popularmente como “Capela do Divino” e conserva as tradições da distribuição do “Bolo de Arroz” após a Missa da Alvorada no primeiro dia das novenas e do “Boi do Divino”, às pessoas carentes.

A Festa é realizada pelo Imperador e sua família, que é escolhido através de um sorteio inspirado pelo Divino Espírito Santo, segundo a crença popular. O Imperador abre o cortejo empunhando a Bandeira do Divino, seguindo-se toda a parte religiosa, folclórica e culminando com a Imperatriz sempre a primeira filha do Imperador – numa volta ao passado do Brasil colonial, época de luxo e riqueza.

Clique aqui para acessar o blog da Professora  Conceição Duarte e ler mais sobre a Festa do Divino.

2 comentários:

  1. Parabéns ao Blog pelo conteudo das matérias.
    Nós diamantinenses agradecemos pela imparcialidade nas colocações. Muito bem feito e bem motado.

    Abraços!

    Ronaldo Guimaraes
    Diamantina MG

    ResponderExcluir
  2. Fernando, muito legal ficar sabendo lá no blog da Prof. Conceição Duarte que uma das "meninas" no quadro do Divino é a minha mãe, com duas amigas dela de quem ela falava sempre. Impossível identificá-las,mas bom saber que estão lá. Abço.

    ResponderExcluir