domingo, 22 de maio de 2011

Mostra dos Conservatórios toma conta de São João del-Rei a partir de domingo

Fonte: Agência Minas

SÃO JOÃO DEL-REI (20/05/11) - As ruas históricas de São João del-Rei vão ganhar uma trilha sonora toda especial na próxima semana. Começa, neste domingo (22), a 3ª Mostra dos Conservatórios Estaduais de Minas Gerais – Caminhos Musicais de Minas. O evento vai reunir representantes dos 12 Conservatórios Estaduais de Música (CEM) do Estado e terá uma programação bastante variada. Os visitantes poderão apreciar desde apresentações de orquestras sinfônicas, corais e outros grupos, até participar de oficinas musicais e palestras.

A programação terá início no domingo, mas só termina no dia 28 de maio. A solenidade de abertura vai acontecer no Teatro Municipal de São João del-Rei e os anfitriões vão lançar os primeiros acordes. As apresentações que abrem o evento são do Coral e da Banda Sinfônica do CEM de São João del-Rei.

Segundo o coordenador da Mostra, Gilbert Lemos Gouvea, Minas Gerais é o único estado que mantém escolas de música na rede pública, totalmente mantidas pelo governo estadual, e o objetivo da mostra é justamente promover a interação entre essas escolas e as práticas pedagógicas de cada uma. “Cada um dos Conservatórios faz um trabalho de alto nível e a Mostra é um momento de intercâmbio. Além disso, é importante para apresentar o trabalho de qualidade na área da música que se faz na rede estadual de ensino”, afirma. A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, vai marcar presença na solenidade de abertura.

A 3ª Mostra dos Conservatórios tem como tema “Caminhos Musicais de Minas”, em uma referência ao patrimônio musical construído e cultivado em Minas Gerais. A temática ainda faz referência à evolução do pensamento musical no Estado e aborda propostas inovadoras na educação musical, na formação dos músicos e na produção da música. “Minas Gerais teve muitos caminhos musicais, muitas referências diferentes. Como estamos em São João del-Rei, na estrada real, a gente pensou em deixar que tradições musicais de diferentes regiões do Estados se encontrem nessa cidade, que é uma referência para a música mineira, afinal tem duas orquestras bicentenárias. A ideia dos caminhos musicais era também de mostrar as propostas que são desenvolvidas na educação musical”, explica.

Se depender do ambiente, a Mostra tem realmente tudo para ser um sucesso. São João del-Rei tem tanta tradição musical que uma das atrações da Mostra é justamente uma exposição sobre a vocação da cidade para a música. O Museu Casa de Bárbara Heliodora vai receber uma exposição sobre os 300 anos de música na cidade, mostrando os principais estilos e compositores dos últimos séculos. Anthony Clarete Moura Neri é diretor do Conservatório Estadual de Música de São João.

O Conservatório “Padre José Maria Xavier” foi batizado em homenagem a um dos principais compositores da cidade. Diante disso, Anthony garante que não poderia haver palco melhor para a Mostra. “As expectativa são as melhores, pois São João é uma cidade que possui uma imensa tradição musical. Uma das orquestras da cidade, a Lira San Joanense, é a mais antiga em atividade nas Américas”, ressalta. “A orquestra do conservatório vai ficar responsável pela abertura e encerramento do evento e vamos privilegiar composições de músicos são-joanenses”, completa.

Atividades

A programação da 3ª Mostra dos Conservatórios oferece um cardápio repleto de boas atrações para os apreciadores da música. Representantes dos CEM vão mostrar um pouco das melodias que desenvolvem nas atividades ao longo do ano. Do Conservatório de Araguari, por exemplo, os estudantes vão levar a música clássica de sua orquestra e um grupo lírico na bagagem; do CEM de Diamantina participa o grupo Iuquerê, que desenvolve trabalho de percussão inspirado em um bloco da cidade; e do Conservatório de Uberaba, um grupo de chorinho. Outro ponto alto do evento é o passeio musical, que vai levar grupos de participantes para uma viagem de Maria Fumaça até Tiradentes com direito a trilha sonora de acordeon durante o trajeto.

Além das apresentações, a Mostra chama atenção pela utilização pedagógica da música. Nas oficinas e palestras, os participantes terão a oportunidade de entender a influência dos acordes em sala de aula, como na oficina “Música na Sala de Aula”, que vai atualizar professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento de atividades musicais em sala de aula. Além disso, há oficinas de piano, coral juvenil, inclusão na educação musical e até empreendedorismo no setor musical. A programação completa está disponível no sitewww.mostracem.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário