quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cine Mercúrio exibe o ciclo de filmes “Literatura no cinema”

O projeto de Extensão Cine Mercúrio apresenta, nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio, o ciclo de filmes Literatura no cinema,com filmes inspirados em obras literárias brasileiras e estrangeiras que procuram, de várias maneiras, lidar com a relação entre palavra e imagem, mostrando-nos como essas duas linguagens se influenciam mutuamente.

As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecerão no horário das 19h00, às quartas-feiras, no Cine Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim nº 166, Centro).

Obs: Após cada sessão, será promovido um debate sobre o filme exibido.

O Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual e a formação de público em cinema e acontece graças à parceria entre diferentes setores da UFVJM (Instituto de Humanidades, Diretoria de Relações Internacionais, Centro de Apoio a Idiomas, FCBS, PROEXC), Programadora Brasil/Minc, Cinemateca da Embaixada da França, Cine Teatro Santa Izabel/SECTUR, IPHAN.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 04/05:
Madame Bovary
(França, 1991; 140 min.) / Direção: Claude Chabrol
Indicação etária: 14 anos
Sinopse: França, século XIX. Emma Bovary (Isabelle Huppert), filha de um camponês, casa-se com um médico rico, Charles Bovary (Jean-François Balmer), visando à ascensão social. Com o passar do tempo, ela se frustra com a mediocridade do marido, com a monotonia da vida conjugal e da sociedade interiorana da cidade em que vive. Como maneira de fugir dessa realidade, decide mudar de atitude. Longa-metragem baseado no  romance “Madame Bovary” do escritor francês Gustave Flaubert.

Dia 11/05:
Macunaíma
(Brasil, 1969; 105 min.) / Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Indicação etária: 12 anos
Sinopse: O personagem principal do filme Macunaíma, baseado na obra de mesmo nome do escritor brasileiro Mário de Andrade, é um anti-herói brasileiro preguiçoso que nasceu numa mata virgem e que, de preto, se transforma em branco. Ele decide morar na cidade onde vivenciará inúmeras aventuras junto com seus irmãos. Lá ele conhece a guerrilheira Ci e se apaixona por ela. Na cidade, ele enfrentará um milionário excêntrico, policiais e vilões de todos os tipos.

Dia 18/05:
O homem nu
(Brasil, 1997; 75 min.) / Direção: Hugo Carvana
Indicação etária:14 anos
Sinopse: Após perder o voo que levaria Silvio Proença (Claudio Marzo) a um compromisso de trabalho, ele se envolve com uma sedutora mulher (Isabel Fillardis). No apartamento dela, ele decide, apesar de nu, recolher o pão deixado do lado de fora da porta principal. De repente, o inesperado: a porta se fecha. A partir daí, Silvio vivenciará um sem-fim de problemas para voltar para sua casa. Filme inspirado na crônica “O homem nu” do escritor mineiro Fernando Sabino.

Dia 25/05:
O Amor nos tempos do cólera
(EUA, 2009; 139 min.) / Direção: Mike Newell
Indicação etária:16 anos
Sinopse: Dois jovens (Javier Bardem e Giovanna Mezzogiorno) se apaixonam perdidamente, mas não conseguem concretizar seus sonhos e sentimentos devido às imposições sociais estabelecidas na época. O passar dos anos levam ambos a trilhar caminhos diferentes e ensina que algumas coisas não se perdem com o tempo. Adaptação do romance “O amor nos tempos do cólera” do escritor colombiano Gabriel García Márquez.

maio 2011

2 comentários:

  1. Oi Fernando,
    Eu estive lá ontem e fiquei encantada com a seleção do filme e qualidade técnica da sessão.
    O cine teatro também está belíssimo.
    Só faltou a pipoca!
    Este é um ótimo programa para quarta-feira a noite, pena que a participação da comunidade é pequena!
    Será se a programação é muito cult afugentando o público?!
    Abraço,
    Rosane

    ResponderExcluir
  2. Rosane,
    Também tive a mesma sensação. A programação é excelente, porém nas vezes em que fui o público não é bom. Um pena, pois o projeto é muito bacana. Precisamos divulgar cada vez mais essas iniciativas..

    ResponderExcluir