segunda-feira, 23 de abril de 2012

Avenida ou Rua da Saudade?

Fonte: Blog do Sr. Roberval Cruz – clique aqui para acessá-lo

Pelo que consta, no dia 8 de maio de 1914, “o Cel. Cosme Alves do Couto, Presidente da Câmara Municipal e Agente Executivo de Diamantina mandou começar os trabalhos de abertura da Avenida da Saudade que, da Rua Jogo da Bola, terminará no cemitério da cidade. Depois arborizou-a com eucaliptos. Está conservada até hoje (1962) e serve de ligação para o Bairro da Palha, Chácara do Guarda Livros, Extração, Mineração Diamantífera da Boa Vista e Bom Sucesso” (PEREIRA, Célio Hugo. Efemérides – do Arraial do Tejuco a Diamantina. Belo Horizonte: Edições CLA, 2007, p.129). Interessante esta via urbana, por ser uma das poucas da cidade que é plana em toda sua extensão. Embora seja pouco mais larga que a maioria das ruas, não possui pistas separadas para a circulação de veículos. Talvez no início da construção sua magnitude tivesse assombrado a quem lhe batizou de avenida. Mas é um logradouro guardado na memória de muita gente e, por isto, a denominação “Saudade”, porque por ali passam os cortejos para o enterro dos parentes e amigos que nos deixam.

Quando jovem, gostava muito de andar de bicicleta por ali. Meu trajeto preferido era partir lá do fundo da Macau do Meio, passar no lado esquerdo da Catedral, ir pela Capistrana até o Largo do Bonfim, alcançar a Rua do Contrato e dali continuar na Rua Jogo da Bola para a Avenida da Saudade e o cemitério. Por ter medo da necrópole, dava meia volta rapidamente e retornava pelo mesmo caminho, até o ponto de partida. As subidas eram poucas na ida e por isto bem mais fácil pedalar na volta. Tempo bom aquele, quando não havia tanto congestionamento nas ruas.

Atualmente a Avenida da Saudade parece estar pouco urbanizada e, até mesmo, abandonada. Não existem mais árvores margeando o seu caminho, nem passeios para o transitar de pedestres. Ali também as pessoas caminham no meio da via, arriscando serem atropeladas por algum motorista ou motociclista mais afoito, tendo em vista o aumento significante de seu tráfego, decorrente da grande expansão urbana ocorrida por aqueles lados. É necessário “humanizar” a Avenida da Saudade, o que significará importante contribuição para a cidade. Poderia ser inclusive parte de uma ciclovia ou, até mesmo, excelente pista para caminhadas, pois os candidatos a atletas atualmente andam espalhados pela Esplanada do Batalhão; pelo leito da antiga Estrada de Ferro, lá na Pulquéria; ou na beira do asfalto da Av. Dr. João Antunes de Oliveira, até e desde o Clube Campestre.

Roberval de Almeida Cruz

roberval.cruz@gmail.com

Um comentário:

  1. Não só a Avenida da Saudade precisa de urbanização, mas a Silvio Felício dos Santos, que de tantas promessas já virou palhaçada com o povo. E a Avenidade que sobe pelo Campo Tijuco até o trevo da Cidade Nova, que não tem acostamento e há um grande trafego de veículos e pedestres e nada é feito. Será que estão esperando uma tragédia para depois fazer algo? Será tão difícil para o município conseguir isso junto ao Ministério das Cidades? Creio que não, basta boa vontade e um projeto eficiente.

    João Reis

    ResponderExcluir