terça-feira, 10 de abril de 2012

Eleições em Diamantina: candidatos pra todo gosto

Publicado no blog do Banu em 10/04/2012. – Clique aqui para ler

Diamantina tem 8 pré-candidatos a prefeito.

O quadro político-eleitoral em Diamantina está numa confusão danada!

Tem muito candidato se colocando no páreo. Porém, percebe-se que boa parte lança seu nome para pleitear uma vaga de vice de alguém numa futura composição.

Quem está gostando muito disso é o atual Prefeito, Padre Gê do PMDB, pois vê a oposição totalmente dividida.

Em 2004, foram 3 candidatos. Em 2008, também foram três.

Neste ano, o quadro deve afunilar até a época das convenções, mas aponta para 4 ou até 8 candidatos.

Mas uma coisa é certa: PSDB, PTB , PMDB e PT dizem que não abrem mão da cabeça da chapa majoritária.

Quem seriam então os possíveis candidatos de Diamantina que ora se apresentam?

Padre Gê-PMDB/PMN, atual prefeito; Paulo Célio ou Mireile do PSDB/DEM; Ragosino PTC/PTN;  Gustavinho do PP/PRTB; Fred do PTB/PSD/PSC;  Miguel Pavie do PT; Dr. Miguel Pontes, atual vice-prefeito, do PRB/PPS e Liliane Antunes do PSB.

A oposição cresce em críticas à administração do Padre Gê. A principal é que ele se elegeu prometendo renovação, contra os caciques tradicionais da cidade. Mas realizou poucas reformas administrativas propostas, pois a Câmara Municipal vem travando seus projetos. Um eles, o mais polêmico, que criava sub-prefeituras nos bairros e distritos. A Câmara acusou o projeto de ser cabide de empregos para aliados, que seriam naturais cabos eleitorais do prefeito.

No Poder Legislativo, atualmente com 9 vereadores e que passará a contar com 13 cadeiras na próxima legislatura, o prefeito tem apenas 2 vereadores.

O vereador Cícero da Universidade, do PC do B, partido aliado até então, inclusive ocupando a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, além de uma diretoria na Secretaria de Esportes e Lazer, pediu uma CPI acusando o Padre Gê de cometer irregularidades na sua administração. Ele aponta 45 irregularidades que vai explicitar no decorrer da CPI.


Padre Gê, do PMDB/PCdoB/PMN, se encontra desgastado por boa parte do eleitorado por ter frustrado a esperança de mudança radical na administração. Outra crítica é a de que o prefeito trouxe muitos auxiliares, Secretários até, de fora da cidade, não privilegiando os aliados da sua eleição, além de manter pessoas ligados ao ex-prefeito Gustavinho em cargos importantes na prefeitura.

Ele pode cair na Ficha Limpa devido a 3 processos contra ele quando foi prefeito de Três Marias.

A CPI também poderá lhe dar dor de cabeça. Até mesmo o afastamento do cargo.

Oposição tem 7 pré-candidatos


Dr. Paulo Célio, do PSDB/DEM, é médico do Hospital Nossa Senhora da Saúde e se candidata a prefeito. Em 2008, ele obteve 9.388 votos, perdendo para o Padre Gê, que obteve 10.003 votos. Paulo Célio já foi vice-prefeito e se candidatou várias vezes a prefeito. Seu nome foi escolhido numa acalorada pré-convenção do partido, realizada em janeiro deste ano, quando derrotou novamente a ex-reitora da UFVJM,  Profª Mireile São Geraldo. A professora havia disputado e perdido a convenção que escolheu Dr. Paulo nas eleições de 2008. Há rumores que ela disputará novamente a convenção oficial do partido que se realizará provavelmente em junho. A pré-convenção não tem valor legal para o TRE.


Gustavinho, do PP, foi prefeito de 2001 a 2008, depois de várias gestões como Chefe de Gabinete do lendário prefeito já falecido, Dr. João Antunes. Em 2004, ele ganhou de Iraval-PMDB, falecido no ano passado, e de Ragosino-PTN. Ele não se junta de jeito nenhum com o grupo de Paulo Célio. Porém, caso a Profª Mireile passe na convenção oficial do PSDB, ele pode abrir mão da cabeça de chapa e apoiá-la numa composição. Mireile apoiou o candidato Adauto, lançado por Gustavinho em 2008. Gustavinho também pode ser impedido pela lei da Ficha Limpa.


Ragosino, do PTN/PTC é radialista . É um eterno candidato: seja a prefeito ou a deputado estadual. Mudou-se da cidade, mas tem uma rádio AM poderosíssima. É duramente críticado pela população por sempre aparecer em época de eleições.


O português nascido em Coimbra Dr. Miguel Pontes, atualmente no PRB, atual vice-prefeito, cargo que já ocupou antes quando Gustavinho foi prefeito, além de ter sido vereador, rachou com a administração municipal e se lançou candidato a prefeito.


Miguel Pavie, do PT, é um pequeno comerciante, foi um dos coordenadores da campanha a prefeito do candidato de Gustavinho, o Adauto do PP, nas eleições de 2008. Não possui tradição na política local. Era filiado ao PFL - atual DEM- até 2008 e vem fazendo filiações em massa, que tornaram o PT hoje o partido com maior número de filiados na cidade. Tem apoio do Deputado Federal e presidente do PT-MG, Reginaldo Lopes. Vale lembrar que nas últimas eleições, o PT não apoiou ninguém e nem lançou candidatura para prefeito e nem a vereadores. Foi a consequência de disputas internas de grupos que se dividiram entre apoiar Padre Gê e Adaulto. O PT nunca fez sequer um vereador na cidade.


Liliane Antunes, farmacêutica, do PSB, é filha de João Antunes, ex-prefeito por 4 vezes.Já foi secretária de saúde e conta com o espólio eleitoral do pai, que já foi retalhado entre outros aliados como Gustavinho, Fred e Paulo Célio. Vem encontrando dificuldades em firmar sua candidatura, por falta de apoio para alianças.


Fred, veterinário e empresário, é do PTB/PSD/PSC, filho do tradicional líder político Leandro Costa e ligado ao deputado federal Eduardo Azeredo do PSDB. Seu discurso se pauta na sua juventude e na renovação da política local. Porém, encontra dificuldades em manter tal discurso devido aos grupos políticos tradicionais que o apoiam.

Esta disputa deve se concentrar em torno de 3 candidaturas já postas: Padre Gê, Paulo Célio e Gustavinho. Ragosino e Dr. Miguel Pontes (caso leve a decisão de concorrer à frente) são opções que podem surpreender e entrar também no páreo. As outras candidaturas vão tirar votos dos descontentes com a gestão local, porém podem facilitar o caminho da reeleição do Padre Gê.

Ou não!

20 comentários:

  1. Banu, que deselegante! Você não colocou no blog do Banu a fonte das informações que floream o post aqui reproduzido pelo Fernando Gripp. Seria interessante sabermos de onde provem as informações sobre essas possíveis 8 pré-candidaturas, afinal sabemos que o senhor não mora em Diamantina e dificilmente seria capaz de escrever sobe a política daqui. É triste em pleno 2012 ler num blog tão conceituado como esse, o Passadiço Virtual, um texto mal redigido e mal formatado, mesmo tendo servido para informar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando Oliveira,
    Obrigado pela sua importante participação. Porém, com todo respeito pela sua opinião, permita-me discordar. O texto do Banu é extremamente informativo e levanta um debate importante que precisa ser feito aqui pelas pessoas que moram em Diamantina. Não sei quais as fontes dele, mas como blogueiro atento sobre a política do Vale ele pode e deve dar a sua visão dos fatos. Afinal, o que tenho ouvido nas ruas de Diamantina não é muito diferente do panorama traçado no post. Reafirmo que o espaço está aberto para a publicar a sua visão sobre o cenário político em nossa cidade. Assim vamos dando nossa contribuição para a construção democracia e da verdadeira política.Fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro Fernando Gripp.
    Concordo com você e com a análise do sempre atualizado Banu.
    Realmente o processo eleitoral deste ano está indefinido, com candidatos pra todo gosto, será??

    ResponderExcluir
  4. Prezado Fernando Gripp,

    Como presidente da executiva municipal do PSB em Diamantina, gostaria de informar aos leitores dos blogs do Banu e do Passadiço Virtual que em nenhum momento fomos procurados para repassar as informações citadas pelo Banu a respeito das dificuldades em fazermos alianças.
    Nós socialistas entendemos que mais importante que o nome a ser apresentado, é o projeto que o partido e a coligação apresentará para a comunidade nas áreas de saúde, educaçao, cultura, assistência social, desenvolvimento sustentável, turismo, proteção do nosso Patrimônio da Humandade, fortalecimento da nossa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e tantos outros que fazem parte das nossas discussões.
    Confirmamos que a nossa filiada Liliana Antunes está colocando o seu nome a disposição do partido, mas entendemos que as alianças acontecerão com os parceiros que se identificarem com as nossas propostas.
    Ressaltamos também que não comungamos das afirmações do Blog do Banu a respeito das qualidades e defeitos dos prés-candidatos. Respeitamos todos e nos diferenciamos apenas no jeito de pensar e fazer política.
    O PSB está aberto ao diálogo.

    Atenciosamente,

    Ronaldo Lopes Guimarães
    Presidente do PSB
    Diamantina
    rolguimaraes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. NOTA DE ESCLARECIMENTO

    Como presidente da executiva municipal do PSB em Diamantina, gostaria de informar aos leitores dos blogs do Banu e do Passadiço Virtual que em nenhum momento fomos procurados para repassar as informações citadas pelo Banu a respeito das dificuldades em fazermos alianças.
    Nós socialistas entendemos que mais importante que o nome a ser apresentado, é o projeto que o partido e a coligação apresentará para a comunidade nas áreas de saúde, educaçao, cultura, assistência social, desenvolvimento sustentável, turismo, proteção do nosso Patrimônio da Humandade, fortalecimento da nossa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e tantos outros que fazem parte das nossas discussões.
    Confirmamos que a nossa filiada Liliana Antunes está colocando o seu nome a disposição do partido, mas entendemos que as alianças acontecerão com os parceiros que se identificarem com as nossas propostas.
    Ressaltamos também que não comungamos das afirmações do Blog do Banu a respeito das qualidades e defeitos dos prés-candidatos. Respeitamos todos e nos diferenciamos apenas no jeito de pensar e fazer política.
    O PSB está aberto ao diálogo.

    Atenciosamente,

    Ronaldo Lopes Guimarães
    Presidente do PSB

    ResponderExcluir
  6. Li em primeira mão o post no blog do Banu. E agora o revi aqui. E acho super importante estas informações, uma vez que, voto em Diamantina e preciso escolher meu candidato.

    Estão de parabéns pela informação!

    E pelo o que ouço em Diamantina, a maioria dos pré-candidatos são estes mesmos! Mesmo não morando na cidade, o Banu está por dentro do que acontece aqui!

    ResponderExcluir
  7. Caros diamantinenses,
    eu me propus a fazer uma análise político-eleitoral de várias cidades do Vale. Para isso, faço consulta a três pessoas que têm uma visão crítica do quadro atual.
    E não foi diferente em Diamantina.
    Pode conter erros de avaliação, pois são olhares de cada cidadão, compiladas em um média de opiniões. Porém, procuro traçar um quadro geral.
    Com certeza, haverá quem discorde, o que pode apontar uma outra leitura ou uma posição política pré-formada.
    Se o Fernando Oliveira quiser fazer a sua análise de política local, com outra visão diferente do que foi publicado, o Blog está à disposição.
    Mas, espero que analise todos os possíveis pré-candidatos e seus projetos e chances.
    O Blog não pretende ser dono da verdade, mas provocar um debate que favoreça a opinião e posição dos cidadãos/ãs.
    Moro em Berilo, no Médio Jequitinhonha, mas acompanho a vida político-econômico-social de vários municípios do Vale.
    Quem mora no local tem mais condições de analisar o quadro.
    As 3 pessoas de Diamantina pediram pra não divulgar seus nomes para evitar julgamentos partidários. Como confio na isenção delas, assinei embaixo.
    Um abraço fraterno,
    Banu

    ResponderExcluir
  8. Caros diamantinenses,
    eu me propus a fazer uma análise político-eleitoral de várias cidades do Vale. Para isso, faço consulta a três pessoas que têm uma visão crítica do quadro atual.
    E não foi diferente em Diamantina.
    Pode conter erros de avaliação, pois são olhares de cada cidadão, compiladas em um média de opiniões. Porém, procuro traçar um quadro geral.
    Com certeza, haverá quem discorde, o que pode apontar uma outra leitura ou uma posição política pré-formada.
    Se o Fernando Oliveira quiser fazer a sua análise de política local, com outra visão diferente do que foi publicado, o Blog está à disposição.
    Mas, espero que analise todos os possíveis pré-candidatos e seus projetos e chances.
    O Blog não pretende ser dono da verdade, mas provocar um debate que favoreça a opinião e posição dos cidadãos/ãs.
    Moro em Berilo, no Médio Jequitinhonha, mas acompanho a vida político-econômico-social de vários municípios do Vale.
    Quem mora no local tem mais condições de analisar o quadro.
    As 3 pessoas de Diamantina pediram pra não divulgar seus nomes para evitar julgamentos partidários. Como confio na isenção delas, assinei embaixo.
    Um abraço fraterno,
    Banu

    ResponderExcluir
  9. Caros diamantinenses,
    eu me propus a fazer uma análise político-eleitoral de várias cidades do Vale. Para isso, faço consulta a três pessoas que têm uma visão crítica do quadro atual.
    E não foi diferente em Diamantina.
    Pode conter erros de avaliação, pois são olhares de cada cidadão, compiladas em um média de opiniões. Porém, procuro traçar um quadro geral.
    Com certeza, haverá quem discorde, o que pode apontar uma outra leitura ou uma posição política pré-formada.
    Se o Fernando Oliveira quiser fazer a sua análise de política local, com outra visão diferente do que foi publicado, o Blog está à disposição.banuberilo@gmail.com
    Mas, espero que analise todos os possíveis pré-candidatos e seus projetos e chances.
    O Blog não pretende ser dono da verdade, mas provocar um debate que favoreça a opinião e posição dos cidadãos/ãs.
    Moro em Berilo, no Médio Jequitinhonha, mas acompanho a vida político-econômico-social de vários municípios do Vale.
    Quem mora no local tem mais condições de analisar o quadro.
    As 3 pessoas de Diamantina pediram pra não divulgar seus nomes para evitar julgamentos partidários. Como confio na isenção delas, assinei embaixo.
    Um abraço fraterno,
    Banu

    ResponderExcluir
  10. Caro colega de UFVJM Fernando,
    As informações do Banu estão corretíssimas, sem tirar e nem pôr! Aliás eu complementaria mais ainda, só que com defeitos, pois isto sim é o que aflora nestes pré-candidatos quase que em sua totalidade! Nós aqui em Diamantina estamos perdidos com esses candidatos "pleiteantes" a comandar essa Nau desgovernada que oferece salário de R$14.000,00 ao prefeito e R$ 7.000,00 ao vice.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns BANU, sua análise está correta, estas são realmente as pessoas que desejam assumir a Prefeitura de Diamantina nas próximas eleições. Quanto as fontes eles estão nas bocas dos diamantinenses, pelas ruas, bares, clubes, escolas e outros lugares. Porém fico tristes que não haverá nenhuma mudança, pois os protagonistas que assumirão as chapas serão sempre os mesmos. Só a Lei da Ficha Limpa poderá nos salvar da mesmice.
    Paulo Santos.

    ResponderExcluir
  12. Prezado Fernando Gripp, Banu,

    As informações publicadas pelo blog de vocês estão incorretas porque informa na visão de 3 pessoas de Diamantina, quem são elas para aferir com tamanha precisão? Uma delas é o próprio Marden que como ex- vice-presidente do PT de Diamantina foi tão competente que não deixou o PT lançar nenhuma candidatura a vereador e prefeito.
    Não existem coligações como vocês citaram. Que desagradável ver vocês citarem que um dos candidatos é um 'eterno candidato', que um dos candidatos não apoia o outro de maneira alguma, que a maioria colocam os nomes para se tornarem candidatos a vice...

    Algumas correções:

    O PRTB não está coligado com Gustavo do PP.
    O PPS não está coligado com Miguel Pontes do PRB.
    O DEM não está coligado com Dr. Paulo Célio do PSDB.
    O PSD e PSC não estão coligados com o Fred Costa do PTB.


    As coligações acontecerão nas convenções que tem período de 10 a 30 de junho de 2012.

    Banu, os seus 3 informantes estão totalmente equivocados. Sua avaliação mais tendenciosa do que informativa e nós diamantinenses conhecemos as histórias de cada pré-candidato.
    A transparência é vital para qualquer cidadão que se intitula blogueiro.
    E da mesma maneira que o Banu não revelou os nomes dos seus informantes, não me sinto a vontade para assinar meu comentário. E aliás, minha intençao é que as informações cheguem principalmente ao Banu e ao Gripp.

    ResponderExcluir
  13. Prezado anônimo,

    As informações chegaram bem. Agradeço sua atenção.

    O espaço estará sempre aberto para sua análise.

    Como disse o próprio Banu em seu comentário a análise dele "pode conter erros de avaliação, pois são olhares de cada cidadão, compiladas em um média de opiniões.
    Com certeza, haverá quem discorde, o que pode apontar uma outra leitura ou uma posição política pré-formada."

    Inté+

    ResponderExcluir
  14. Numa cidade onde temos pouco mais de 27 mil votos válidos, as opiniões compiladas de apenas 3 pessoas equivalem à média? Eu não posto anônimo e assino embaixo do que falo. Concordo com o que está postado no blog do Banu, realmente corre a boca pequena que esses são os nomes dos pré-candidatos, mas concordo também com o Anônimo, pois as informações sobre as coligações e pormenores que dizem respeito à política partidária agora estão mais claras. Não devemos ficar apontando defeitos dos candidatos. Essa é a estratégia daquele que sempre está em segundo lugar ou em último plano, que não tem capacidade de inovar. Vamos extrair o que há de melhor dos pré-candidatos. Aí virá um e falará: nenhum deles tem nada de bom. E eu direi: então coloque o seu nome à disposição! Para finalizar, parabenizo o Fernando Gripp pela forma que trata os seus os leitores, mesmo aqueles que discordam do que está postado no blog.

    ResponderExcluir
  15. Hildegard,
    Obrigado pelo comentário. A proposta do blog é essa mesmo: criar um espaço para que as pessoas possam debater livremente sobre a nossa cidade, sem medo e anonimato. No comentário do Banu não vejo falar mal de nenhum candidato. O que está lá todo mundo sabe, exceto as coligações que não são feitas publicamente. Os partidos da cidade não se comunicam com a população ., aparecem somente na eleição. Tente achar na internet alguma informação sobre os partidos da cidade. Quanto ás coligações, em breve saberemos se estão corretas.. Acho que no final não foge muito disso... Vamos debatendo por aqui...grande abraço...

    ResponderExcluir
  16. Fernando, despertaram minha curiosidade os votos válidos registrado por Hildegard. Recorri então ao TSE (http://www.tse.gov.br/sieeeleitoradoweb/) e anotei uns números que julguei interessantes (e, em qualquer eleição, os números, ao final, é que decidem, gostem ou não teóricos e achistas). A título de registro, levo-os à sua consideração e à dos leitores do Passadiço.

    Em outubro de 2008, havia 33.134 eleitores no Município de Diamantina. Os votos para prefeito somaram 24.125, i.é, 72,81% dos votos possíveis. Impressionou-me muito mal tal percentual. Se bem entendi, quase 27% do eleitorado se abstiveram, anularam o voto ou votaram em branco na escolha para o Executivo. Isso numa cidade sempre tida e havida como politizada, instruída, culta, universitária...

    Tive vontade de saber como os eleitores estão distribuídos entre a sede e os distritos, entre o centro histórico e os bairros, mas não tenho ideia de como conseguir tais números - espero que ao menos os pré-candidatos e os partidos tenham tais dados, ou correm o risco, assim como a população, de amargarem grandes surpresas.

    Até março deste ano, ainda segundo o TSE, o número de eleitores no Município subiu, daqueles 33.134 de out-2008, para 34.746, ou seja, até agora, são 1.612 novos eleitores, quase 5% a mais que a quantidade registrada em 2008 (fico imaginando o quanto o crescimento da UFVJM contribuiu para tal aumento e quais seriam as outras fontes desse acréscimo de pessoas aptas a exercer seu direito/dever de votar). Será que tais percentuais se repetirão?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Saul,
    Obrigado pelas interessantes informações.
    Você tem toda razão. O número de abstenções é altíssimo considerando a média nacional. Também tive curiosidade sobre essa distribuição pelos bairros e distritos. Aqui na cidade é muito comum ouvir que os distritos é que decidem a eleição para prefeito. Será?. Vou votar aqui pela primeira vez, assim como muitos colegas da universidade. Será que isso será um fator importante a ser considerado nessa eleição? Grande abraço,

    ResponderExcluir
  18. Fernando, pra mim parece evidente a importância da participação da Comunidade Universitária nos destinos da Cidade. E os professores, claro, são, além de tudo, significativos formadores de opinião. Não sei, e não encontrei na página da UFVJM, o quadro atual de docentes, discentes e funcionários em Diamantina. Quantos serão os também eleitores aí? Não são dados importantes pra se saber o impacto da UFVJM nas próximas eleições?

    Por falar nisso, interessante lembrar que o prazo para transferência dos títulos de eleitor termina no próximo dia 9 de maio. Penso que valeria a pena uma maior divulgação dessa data.

    O abraço de sempre. Saul

    ResponderExcluir
  19. Caros diamantinenses,
    não moro em Dimantina, é fato. Mas, observo que há pouco debate aberto, democrático, principalmente das questões politicas.
    Uma análise da conjuntura político-eleitoral da cidade é para ser analisada, contestada, confirmada total ou parcialmente.
    A indicação de pré-candidatos e de seus partidos e seus coligados contumazes é uma forma de dizer com quem eles estão casados. Há partidos,com presença na administração e Câmara, como o PC do B, que nem sequer foram citados.
    Engraçado que não houve um comentário citando a sua posição política local, hoje.

    É claro que as alianças formais se darão em junho, com as convenções.
    As informais, no processo da disputa eleitoral, propriamente dito.

    Por fim, o anônimo que contestou a análise disse que não assinaria porque eu não disse quem são os 3 balizadores da minha análise.

    Eu assinei embaixo, ô anônimo.
    A maioria dos comentários aqui confirma o que o Blog do Banu registrou.
    Por isso, nosso Blog goza de credibilidade.
    Abraços fraternais.

    ResponderExcluir
  20. Banu,

    Com todo o respeito, até porque sigo frequentemente o seu blog. Preocupe-se mais com BERILO. Sua cidade é tão necessitada de tudo, a política aí em Berilo é tão fraca... O Médio e Baixo Vale necessitam das suas opiniões.
    Diamantina vai muito bem, obrigado.
    A propósito, você é militante político partidário?

    " Siga o exemplo do Fernando Gripp e seja cordial, educado, sem ofender os diamantinenses."

    Não esqueça BERILO está necessitada e se for preciso posso trazer dados e números que provam as necessidades da população da sua cidade, mas não tenho informantes aí, sao dados técnicos e estatisticos.

    Abraços

    Vitor
    vitinbh24@hotmail.com
    Abraços!

    ResponderExcluir