segunda-feira, 30 de abril de 2012

Igreja de São Francisco de Assis

Clique aqui para ler o documento completo.

imageEm março de 2008, o Programa Monumenta/iphan teve o prazer de devolver aos diamantinenses, totalmente restaurado, um de seus mais significativos monumentos: a Igreja de São Francisco de Assis, tombada em 1949.

As obras, que incluíram a recuperação arquitetônica do edifício e de seus elementos artísticos e bens integrados, foram promovidas em parceria com a prefeitura municipal e supervisionadas pela equipe de obras do Iphan/Diamantina, que atuou sob a responsabilidade de Paulo Elias Lopes, contando com os oficiais Walter Lopes da silva, Geraldo da Luz ranulfo, Júlio Vito da Silva e Dionísio Roberto Pereira.

Foram reparadas as estruturas da edificação e da cobertura, com substituição das peças deterioradas e telhas. as instalações elétricas e de segurança mereceram reforma geral. a igreja recebeu nova pintura e um sistema de drenagem, e o relógio da torre encontra-se em pleno funcionamento, após ficar desativado por mais de vinte anos. no restauro dos elementos artísticos, trataram-se o forro do consistório, com sua emblemática pintura representando são francisco de assis em mística conversação com o cristo crucificado, o forro da capela-mor, presbitério, púlpito, tribuna do coro, frontispício, além de garantir-se a remoção de repinturas, fixação da policromia e a higienização e imunização dos bens.

Agora o Monumenta/Iphan quer dividir com os que se interessam por nosso patrimônio a minuciosa pesquisa desenvolvida pela professora Selma Melo Miranda a respeito da história da igreja de São Francisco de Assis, desde sua construção por iniciativa da ordem terceira em 1766 até nossos dias, com o registro de todas as intervenções e obras de restauro que o monumento recebeu.

Luiz Fernando de Almeida
Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Coordenador Nacional do Programa Monumenta
Dezembro 2009

Clique aqui para ler o documento completo.

Um comentário:

  1. Que maravilha de trabalho do Iphan-Monumenta, Fernando! E essa documentação, para fins de pesquisa...que beleza! Parabéns ao Instituto e a você pela divulgação.
    Vou mandar-lhe por e-mail foto interessantíssima, que me foi remetida pelo Quincas-Voz, a título, segundo ele, de mimo, por ocasião da entrega à população da igreja restaurada. Uma fotografia de um momento deveras inspirador, registrado pelo Quincas.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir