quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cidades do interior de Minas recebem voos comerciais

Bombeiros garantem a segurança e terminais de Patos de Minas, São João del-Rei e Diamantina voltam operar

Fonte: Estado de Minas – 05/04/2012 (clique aqui)

Passado um mês da suspensão dos voos comercias nos aeroportos mineiros de São João del-Rei (Campo das Vertentes), Patos de Minas (Alto Paranaíba) e Diamantina (Vale do Jequitinhonha), as aeronaves voltam a decolar a partir deste de fim de semana para essas localidades. Apesar de ainda não terem sido implantadas as brigadas de incêndio definitivas, bombeiros devem atuar para garantir a segurança de tripulantes e passageiros de voos comerciais, conforme acordo entre a Secretaria do Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No entanto, outros aeroportos do interior do estado têm situação semelhante à dos três aeroportos, o que os impede de receber voos comerciais até que seja solucionado o problema da brigada.

A Setop tem até 8 de maio para definir com a Anac os parâmetros do termo de ajustamento de conduta (TAC) das três unidades. Com isso, serão estabelecidas metas para aquisição de um caminhão de resgate especial e a formação de brigada civil. O plano deve ter 18 meses de duração. É uma exigência comum a todos os aeroportos do país, segundo a Resolução 115/2009 da agência. Caso o documento não seja concluído nesse período, a Anac pode suspender dos voos comerciais de novo.

Enquanto isso, a Trip Linhas Aéreas volta a operar com oito voos semanais que ligam as cidades à capitais do Sudeste, sendo Patos de Minas com cinco, São João del-Rei com dois e outro para Diamantina. Antes da suspensão, a empresa operava diariamente para São João del-Rei, com voos de ida e volta com origem no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Mas a Anac decidiu que, para não sobrecarregar o Corpo de Bombeiros, seria liberado apenas um pouso e uma decolagem por dia, o que obrigou a empresa a suspender as rotas. Assim, as decolagens em dias úteis foram canceladas e mantidas apenas nos finais de semana, com a ida no sábado e a volta no domingo. “Temos interesse em manter a operação nas cidades. São rotas importantes para o estado”, afirma o diretor de Marketing da Trip, Evaristo Mascarenhas de Paula.

Em contrapartida, cidades que sonham ter voos comerciais regulares não podem fechar tais acordos, pois não há brigadas instaladas. É o caso de Lavras: a unidade na cidade teve autorização para receber voos comerciais com até 50 passageiros em novembro e negocia com a Trip e a prefeitura para que voos originários de BH, São Paulo e Rio passem por lá. Seria possível usar o mesmo modelo de aeronave – ATR 42 (com 47 assentos) – da Trip, que decola do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, para o interior do estado. Mas a falta da brigada impede entrar na rota de voos regionais do estado. “Podemos tentar o mesmo recurso dos aeroportos de Diamantina, São João del-Rei e Patos de Minas e usar um brigada militar temporariamente”, argumenta o administrador do aeroporto, Sérgio Peixoto. O mesmo se dá com Paracatu, na Região Noroeste do estado. A cidade é vista como ótima opção para a companhia aérea, mas é preciso solucionar primeiro o problema da brigada. “Em relação a Lavras, ainda estamos analisando a viabilidade econômica. Quanto a Paracatu, temos todo interesse, mas é preciso resolver essa questão primeiro”, afirma Mascarenhas.

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