sábado, 14 de abril de 2012

Dois anos sem Toninho Fernandes

Entrevista concedida pelo Prof. Antônio Carlos Fernandes à Rede Globo Minas de Televisão no Programa Bom Dia Minas, à frente da Comissão Pró-Diamantina Patrimônio Cultural da Humanidade.

3 comentários:

  1. Tive o prazer de ser aluno de História, do Toninho, no segundo grau, no colégio Diamantinense. As aulas eram literalmente contadas em história. O "queridão", como ele mesmo era chamado e chamava os alunos, realmente deixou saudades e um legado de conhecimentos.
    Mas tenho certeza que hoje, suas histórias estão ainda mais estreladas.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, infelizmente não conheci Toninho, mas todos falam com muito carinho e admiração sobre ele. Acho que ele tá fazendo falta nessa cidade ...Inté+

    ResponderExcluir
  3. Fernando, infelizmente, também, só estive com o prof. Toninho uma vez: no lançamento em BH, em festa da Colônia Diamantina, em out de 2007,do livro dele e do Wander da Conceição, o sempre recomendável "La Mezza Notte".
    Em resposta ao e-mail que enviei aos autores, recebi dele o que transcrevo, que pode dar uma pequena amostra da figura impoluta do professor. Uma pena que não nos falamos mais.

    O e-mail:

    Prezado Saul,

    Wander reencaminhou sua missiva para meu endereço eletrônico. Com que prazer li e degustei suas palavras. Aos escritores resta apenas, depois de publicada a sua obra, aguardar a pena contumaz da crítica. No seu caso a generosidade e o profundo apego as "coisas" de nossa Diamantina, certamente, foram cúmplices da leitura do livro e de sua consequente análise.
    Como professor do curso de História da Fafidia, da disciplina de teoria e metodologia, senti-me particularmente honrado por seu julgamento.
    Ao fim e ao cabo, espero, e com razoável certeza da afirmação, que essa não seja a última vez que nos correspondemos.

    Com prazer e farto agradecimento, um abraço amigo.

    Antônio Carlos.

    ResponderExcluir