quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Partidos políticos se movimentam para as próximas eleições

Atualmente os partidos de Diamantina têm quase 2.500 filiados. Todos  estão em plena corrida para filiação, pois até o dia 07/10/2011 os futuros candidatos (prefeito e vereadores) de 2012 já terão que estar filiados. A dança da troca de partidos e as novas filiações estão a passo largos.

Clique aqui para  saber quantas e quais são as pessoas filiadas aos partidos politicos da cidade.

Veja abaixo um o gráfico com o número de filiações  de cada partido.

image

(fonte filiaweb.tse.gov.br em 20/09/11)

3 comentários:

  1. Boa dica, Fernando! Embora os arquivos contenham algumas coisas desatualizadas (alguns já falecidos, nomes duplicados), podem ajudar bastante a gente entender algumas opiniões "isentas"que se escutam aqui e alhures. Grato pela dica e grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vocês não sabem da missa a metade! Existem partidos políticos prontos, com ótimos projetos para Diamantina, que estão sofrendo boicotes externos. Aliás, não só externos, INTERNOS também. A política em Diamantina precisa urgentemente deletar os descompromissados com a sociedade. Alem disso, os políticos daqui adoram uma fofoca. Não sabem o que é fazer política de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Com o nivelamento (por baixo) dos ideais politicos (se isso ainda existir) dos partidos políticos, percebe-se claramente como esse espectro de representação se esfacela ao longo de nossa história recente; e mais ainda sua represetatividade perante o 'cidadão'(ou seria somente o eleitor?) que na maioria das vezes não leva em conta a cor partidária ao votar.
    Fruto de nossa herança patrimonialista em que a "res publica" pouco conta, são, quase sempre, pequenos feudos alugados em busca de espaço de poder, que na verdade é que interessa.
    O curioso que um rápido olhar pelo gráfico nos permite perceber claramente as 'tendencias' dos militantes. E isso não é muito animador nesse caso. Mesmo com seus patamares de representatividade comprometidos, ainda é possivel estabelecer alguns critérios ideológicas pelo passado recente e pelas posições adotadas na ação política. E o que vejo, nesse caso é desanimador. O que não quer dizer muito, pois parafraseando raposa política mineira sobejamente conhecida, "política é igual núvem, muda a toda hora".
    "Chame o ladrão"!(Chico Buarque)

    ResponderExcluir