terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pesquisadores em Minas criam aparelho para tratar água com ozônio

Fonte: Estado de Minas - Marcelo da Fonseca - publicado em 17/09/2011, com dica do Blog do Banu

O gás de ozônio, normalmente associado às notícias alarmantes sobre o aumento no buraco da camada que protege o planeta Terra, apareceu desta vez como solução para um problema que pode ser cada vez mais recorrente no futuro: a falta de água limpa. Em uma região que sofre com o problema da distribuição e escassez do líquido, pesquisadores mineiros da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) desenvolveram um novo aparelho usando o gás de ozônio como alternativa para a limpeza da água. A garantia de recursos hídricos de boa qualidade poderá avançar nos próximos anos com a ampliação do método desenvolvido na universidade mineira. De produtos químicos usados nas lavouras até materiais orgânicos despejados nos rios, a eliminação dos resíduos poluentes de forma eficiente e ambientalmente correta pode transformar a vida de muitas pessoas, em um futuro próximo.

A conclusão do protótipo no início do ano foi um passo decisivo para a expansão do método de tratamento com o ozônio, mas ainda serão necessários outros estudos para que a descoberta possa ser colocada em prática. “Este processo poderá ajudar muito as pequenas comunidades que sofrem com a falta de água. Aquelas que dependem da captação de chuva, por exemplo, podem ter mais qualidade nos abastecimentos. No entanto, é preciso que haja energia elétrica à disposição e investimentos em estrutura. Com várias aplicações possíveis, será preciso achar maneiras de adaptar a invenção às necessidades das pessoas”, explica o pesquisador do Departamento de Química da UFVJM Leonardo Morais da Silva.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

2 comentários:

  1. Segundo consta num comentário do site Estado de Minas, a técnica já é utilizada há 15 anos nos EUA.

    ResponderExcluir
  2. Romualdo,
    Os próprios pesquisadores afirmam no texto do jornal que o método não é novo: "as pesquisas para descobrir métodos de uso do gás de ozônio para limpeza da água não são novidade entre os departamentos de química dos principais centros de pesquisa no mundo, no entanto o pioneirismo mineiro está na forma de extração do ozônio a partir da água. “Em outros países já existem trabalhos nessa área, em busca de aperfeiçoar o uso do ozônio". Parece-me que o avanço é no custo da técnica desenvolvida.

    ResponderExcluir